quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Algumas definições básicas

Para podermos conversar, precisamos de uma linguagem em comum, onde os termos usados sejam claros, sem margem a interpretações - "achismos". Aos poucos, vamos construindo um dicionário que facilita a troca de ideias. Só alguns termos de cada vez, ok? Nada maçante :D

Em cutelaria, alguns atributos do aço e da faca estão sempre em evidência e todos querem mostrar esses atributos, mas, o que eles significam? Termos como dureza e tenacidade precisam significar a mesma coisa para todos. Vamos lá?

Dureza (Hardness) - Refere-se à capacidade de resistir a penetração. Pode ser percebida facilmente ao atritar um material no outro. O material mais duro irá riscar o mais macio. O método científico consiste em usar um aparelho chamado durômetro, sendo o da marca Rockwell o mais conhecido, para testar o material. Em metalurgia, o aparelho usa uma escala chamada Rockwell C, onde uma ponta de diamante é pressionada sobre o metal, medindo a penetração. Essa escala vai de 20 a 68. Note que ela é relativa a uma amostra padrão fornecida pelo fabricante. Uma faca comum costuma ter dureza entre 59 HRC e 64 HRC, mas nada impede que seja menor ou maior. 

Tenacidade (Toughness) - É a habilidade do aço de resistir à ruptura, à quebra. Tenacidade é uma medida de quantidade de energia que um material pode absorver antes de fraturar. A tenacidade é conseguida ao custo de menor dureza. Não se pode ter o máximo de ambas numa
faca. É sempre um ato de compromisso.

Resistência ao desgaste (wear resistance) - Esta propriedade é a que dá às facas seu poder de retenção do fio. É o poder de suportar a abrasão.

Pronto, acabou! Por enquanto. Sempre que possível, irei mostrar os termos equivalentes em inglês, para ajudar quem procura referências em outras línguas.

Um comentário:

  1. Julio obrigado pelos seus textos. Sou iniciante e tenho um longo caminho pela frente.

    ResponderExcluir