quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

TT do aço inox 420

Quase todo cuteleiro sonha em ter acesso ao famoso aço inox 440c para fazer facas. O fato é, que o 440c é bem fraquinho! Ele não atinge um alto grau de dureza. Ficou famoso por causa das facas comerciais do século passado. Hoje, no primeiro mundo, o xodó é o aço inox 154CM, fabricado pela Crucible, nos EUA. Por aqui, em termos de inox, o mais comum é o 420, usado em facas de cozinha e alguns itens de cirurgia. Não é grande coisa, atinge 52, 54 HRC no máximo, mas é fácil de achar. Eu fiz uma batelada de testes nesse aço para definir o melhor TT (Tratamento Térmico) possível. Segue o procedimento para quem quiser fabricar alguns canivetes e facas de culinária, exceto cutelos para corte de ossos - não recomendo nesse caso!


6 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Muito bom. Eu faço o TT em 420, aqueço até perder o magnetismo, choque térmico e não faço revenimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Quincas, sumiu! Já fiz assim também. Funcionou, mas a faca era minha, né? Eu podia arriscar! Aqui no blog vou na segurança. :D

      Excluir
  2. Parabéns mesmo pelo Blog, estou lendo desde o começo...
    Posso te pedir um grande favor? Você poderia me indicar para o FCA? Já estou quase na hora da minha primeira faca e toda informação é bem-vinda neste momento. Obrigado e abraços!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, parabéns pelo trabalho, porque a tempera seletiva não funciona?

    ResponderExcluir