terça-feira, 26 de abril de 2016

O perfil da lâmina - alguns tipos mais comuns

Olá!

Olhe esse desenho:

Ele mostra os perfis mais comuns de lâminas. Não apenas facas, mas espadas e machados também.

Vamos analisar cada um:

Scandi:  Desbaste em "V", começa geralmente no meio da lâmina. Muito comum nos países nórdicos. A escandinava puukko é um exemplo clássico desse perfil. Foi pensada para  resistir ao uso pesado sem danificar. Perfil bastante comum em facas táticas. Muito útil para sobrevivência, corta bem a madeira e serve para entalhar também. Fácil de afiar.

Hollow: Apresenta um desbaste côncavo. Afiada ao extremo, é muito comum em navalhas. O fio é delicado e exige constante manutenção, mas é muito popular.

High Flat: Permite uma boa afiação e mantêm uma parte grossa perto da espinha para garantir maior resistência. Quando nova, oferece um ótimo fio, mas, com o uso, fica difícil de mantê-lo bem afiado.

Full Flat: A melhor solução de compromisso entre afiação e robustez. É o formato mais comum em facas e fácil de fazer manualmente. Após anos de uso e reafiação, a lâmina nunca fica tão grossa que não possa ser novamente afiada.

Full Convex: O desbaste convexo favorece a força e não o corte afiado. Muito comum em machados, exige material bem mais grosso para ser feito.

Além desses tipos, temos o Double Bevel, ou duplo fio, muito comum em facas de cozinha ocidentais e em espadas orientais, como a katana. O formato de cinzel - Chisel grind - como o das talhadeiras e facas de culinária japonesas, além de uma mistura de todos os tipos para operações especializadas.

O mais importante é entender os pontos fortes e fracos de cada um, para fazer uma faca adequada à função que queremos que ela desempenhe. Se fazemos uma faca para filetar peixe, precisamos de um fio aguçado, mas se vamos cortar madeira precisamos de uma faca resistente. Usar uma bowie para fazer a barba é coisa de cinema. Na vida real, isso não é nada funcional e bastante perigoso!

Um abraço.



9 comentários:

  1. Olá! Posso te fazer uma pergunta? Qual grãos de lixa você usa para desbaste, polimento e mais importante, para fazer o fio da faca? obrigado e parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.
    As lixas: 50, 80, 120, 180, 270/280. Não tenho hábito de espelhar faca. O fio eu faço com a lixadeira, lixa 120 e depois vou pras pedras: 240/250, 500, 1000 e 2000. Passo no strop de couro e pronto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi, sou amador no assunto mas tenho vontade de fazer uma faca com um disco de cortar tecido de diante de 400mm, quais os passos que eu deveria ser para fazer uma faca?

    ResponderExcluir
  4. Amigo porque deixastes de atualizar o blog?
    Comecei a estudar cutelaria agora e aqui tem bastante coisa! 3 anos depois da ultima postagem e ainda está ajudando MT gente! Vamos continuar!

    ResponderExcluir
  5. Ola como fazer uma tempera correta nos discos de arado e molas de feixe nao consigo..desd ja agradç

    ResponderExcluir
  6. Ola como saber fazer uma boa rempera em aço d disco arado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O problema com esses materiais é que não tem como saber qual é o aço com precisão. De modo geral, normalize três vezes e depois faça uma têmpera seletiva, só do fio.

      Excluir
  7. Olá fiz uma faca em aço carbono de disco de corte 3mm e diz polimento na lâmina e no primeiro uso ela escureceu a lâmina onde teve contato com carne.o que pode ter acontecido isso é normal?

    ResponderExcluir