quinta-feira, 31 de março de 2016

Minha primeira faca - Acabamento: Final

Olá!
Feito o TT, comecei a lixar pra dar acabamento. A faca foi presa numa tábua com para fusos. Comecei pela lixa 50, sem forçar demais, para não deixar marcas muito fundas. Passei para a 80, mudando ligeiramente o sentido, para poder enxergar as marcas da lixa anterior. Lixei até sumir todas as marcas da lixa 50. Passei pra 120, lixando até que todos os riscos da 80 sumissem. Não exagerei na força, para não deixar marcas fundas, que são difíceis de tirar depois. Mesmo assim, errei bastante e ficaram alguns riscos verticais. Veja:
Em seguida, veio a parte do encabamento. Na época, eu não tinha ideia de onde achar madeira boa pra isso, bonita e durável. Acabei improvisando com umas talas de canela, usadas em consertos de violões e guitarras. Hoje em dia, tem muita oferta de madeira boa no Mercado Livre e outros fornecedores, como mostrado nesse post: http://ocuteleiro.blogspot.com.br/2016/03/fornecedores-parte-1.html

Para colar as talas, usei epoxi bicomponente, comprada no ML. Os pinos usados foram de latão. O tarugo de latão comprei numa loja de metais, no quilo. Já estou preparando uma postagem com mais fornecedores, onde vai aparecer essa loja e outras opções.

Como não tinha lixadeira nem serra vertical, use a esmerilhadeira orbital, com uma lixa 60 para desbastar os excessos de madeira. Em seguida, lixei, lixei e lixei. :D

O cabo foi lixado até a grana 400. Em seguida passei cera de abelha com carnaúba, dessas que usam os marceneiros para os móveis - acha em lojas de ferragem. Poli um pouco com um meião velho. Hoje em dia, tenho politriz. Na lâmina, passei um bombril. Isso mesmo! O lado verde. Seco e novo. Dá um acabamento acetinado que gosto muito.

Veja como ficou:

Aqui dá pra ver o dorso e a bainha, que fiz com couro de sola. A confecção de bainhas é outra história, toda uma arte separada. Como podem ver, não ficou muito artística, mas funcionou.
Essa faca está guardada na minha coleção. Um dia desses vou mostrar algumas facas e machados que venho colecionando.

Espero ter ajudado, mostrando os passos que dei e os erros que cometi. Geralmente, as dez (10) primeiras facas não ficam muito boas e, às vezes, você acaba jogando elas no lixo de tão ruins que ficam. Os cuteleiros têm uma piada sobre facas ruins: pinta de verde e joga no mato pra ninguém achar ela nunca mais! :D

Abração!



8 comentários:

  1. Uma dica amigo... se quer cabos de madeira resistente e facil de achar. Compre cabos de marreta. Apesar de limitado quanto ao tamanho. Tem algumas com desenho mt bonito e madeiras sao normalmente muito boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fica a dica. Eu uso apenas madeira de lei, hoje em dia. Imbuia, Pau Ferro, Pau Brasil, Aroeira, Anjico, Louro Faia, Jacarandá, etc. Ainda vou testar os blocos estabilizados de Maple (Bordo) que o Guarim Gonçalves prepara :D

      Excluir
  2. Olá Julio. Também estou me preparando para fazer minha primeira faca. Parabéns pelo post, e muito obrigado por compartilhar essas informações.
    Parabéns pela faca também.
    Se minha primeira ficar assim, tá bom demais. Rsrsrsr
    Abraço.
    Marcos

    ResponderExcluir
  3. Ola Júlio, parabéns pelo blog e dividir sua experiência. Estou me "preparando" para fazer a minha primeira faca. Poderia me dizer quais são os materiais básicos imprescindíveis para iniciar? Sugere alguma leitura? Obrigado, abraço e parabéns. Giovanni

    ResponderExcluir
  4. Ola Júlio, parabéns pelo blog e dividir sua experiência. Estou me "preparando" para fazer a minha primeira faca. Poderia me dizer quais são os materiais básicos imprescindíveis para iniciar? Sugere alguma leitura? Obrigado, abraço e parabéns. Giovanni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giovanni.
      Sugiro ler o material destinado aos iniciantes no Fórum de Cutelaria Artesanal, nesse link: http://www.cutelariaartesanal.com.br/forum/index.php?PHPSESSID=ref9ie6umm9rhdurrpfvqfqui5&board=112.0

      Minha opinião é não gastar muito antes de ter certeza que vai querer continuar. Tente da maneira mais barata primeiro: Aço reciclado, limas para fazer o desbaste, esmerilhadeira para cortar e/ou desbastar. Se usar uma mola de kombi, disco de arado, disco de serra para mármore ou madeira, etc. Vc nem precisa temperar. Apenas não deixe o aço aquecer demais durante os procedimentos de corte e desbaste. Use uma madeira barata - cabo de enxada, por exemplo - e compre epoxi bicomponente em bisnaga pequena. Para os pinos, aproveite alguma vareta de solda, tubinho de cobre desses de ar condicionado/geladeira ou mesmo uma antena de radinho. Seja criativo.

      Excluir
    2. Boa noite Júlio entrei nesse link que vc descreveu ai do fórum de cutelaria vi que mudaram as regras de novos membros e tenho muito interesse em participar do fórum não sei se vc e membro dele mais caso seja agradeço se puder me ajudar a fazer parte meu e-mail é Pedrocarlos31tr@hotmail.com
      Desde já agradeço

      Excluir
  5. Sou Абрам Александр um empresário que conseguiu reviver seus negócios moribundos com a ajuda de um credor enviado por Deus conhecido como Benjamin Lee, o Consultor de Empréstimos. Sou residente em Yekaterinburg Екатеринбург. Bem, você está tentando iniciar um negócio, liquidar sua dívida, expandir a sua já existente, precisar de dinheiro para comprar suprimentos. Você está tendo problemas para tentar garantir uma boa facilidade de crédito? Quero que saiba que o Sr. Benjamin o ajudará. É o lugar certo para você resolver todos os seus problemas financeiros, porque sou um testemunho vivo e não posso guardar isso para mim quando os outros estão procurando uma maneira de ser financeiramente elevado. Quero que todos entrem em contato com esse credor enviado por Deus usando os detalhes como indicado em outros para participar desta grande oportunidade. E-mail: lfdsloans@outlook.com Ou WhatsApp / Texto 1-989-394-3740.

    ResponderExcluir