quinta-feira, 24 de março de 2016

Minha primeira faca - parte 2 - jig de desbaste

Obviamente, após o pessoal do FCA apontar o problema da escolha do aço, abandonei a faca e recomecei do zero com outra, dessa vez em aço 1070. Também alterei o modelo um pouco. Ficou assim:

Para desbastar a lâmina da faca usei um jig (traquitana) copiado da internet. Na época, eu não tinha lixadeira, então procurei na net alguma alternativa. Encontrei várias, com usar a esmerilhadeira orbital ou o esmeril mesmo. Não achei interessante, devido à alta velocidade dessas ferramentas Qualquer erro destruiria a faca irremediavelmente. Acabei por escolher um método mais lento, mas muito mais controlável, usando o jig da foto abaixo:

Essa foto não é minha, não lembro onde peguei. Se alguém souber e puder apontar o autor, eu agradeço.
Essencialmente, é um "T" de madeira invertido, com um parafuso de olhal de altura regulável (enrosca, desenrosca) que permite fixar o ângulo de desbaste da lâmina, que fica presa por parafusos ou grampos "C".
A lima, uma murça chata K&F de 12", foi fixada com abraçadeiras num pedaço de ferro de serralheiro redondo, fino o suficiente para passar no olhal. O ferro tem 1m de comprimento.
Tem um vídeo no Youtube que mostra o funcionamento também. O link é https://youtu.be/r9iNDRwwBQQ

Segue uma outra foto com as medidas:





Após o desbaste, lixei até a grana 120 - na época eu achava que isso era o certo. Hoje, antes de temperar, eu só desbasto na lixadeira, usando a grana 50 e pronto. Faço assim pois, após a têmpera, tenho que refazer todo o acabamento novamente. Não vejo vantagem nisso.

No próximo capítulo, vou mostrar o forno usado na época e o processo de têmpera, revenimento e parte do acabamento.

Abraço!





Um comentário:

  1. Senhor, grato por estas explicacoes. Na minha ignorancia de aprendiz, me pareceu excelente. Sucesso!!!!

    ResponderExcluir