terça-feira, 29 de março de 2016

Minha primeira faca - Parte 3: Tratamento Térmico

Hoje falarei do tratamento térmico feito à época e meu primeiro forno.
Só lembrando: o pessoal do FCA me alertou que o aço inox que eu estava usando não era temperável. Assim, joguei fora e comecei de novo com uma faca em 1070, modelo parecido com o inicial.

Lendo o FCA - Fórum de Cutelaria Artesanal - aprendi muitas coisas. Entre elas como fazer o TT (tratamento térmico) das facas e dicas sobre o forno/forja a ser usado. Havia três escolhas: forja a carvão tradicional, forno a gás e forno elétrico. Acabei escolhendo a forja a gás, pela sua simplicidade e disponibilidade de materiais para sua construção em Belo Horizonte, onde moro.

Para servir de estrutura, usei uma lata de tinta de 20 litros, vazia e limpa. Como isolante, comprei retalhos de manta cerâmica, que fixei por dentro da lata com fios de Kantal, que nada mais são do que as resistências de chuveiro. Usei a mais grossa que consegui numa loja de materiais elétricos. Veja a foto:
Esse foi o primeiro teste. Como queimador (fonte de calor), usei um antigo que eu tinha feito na época que mexia com cerâmica, um queimador atmosférico tipo venturi. Poderia ter usado um maçarico, por exemplo. Veja como fica a forja acesa:
O maçarico/queimador está na lateral esquerda. Dá pra ver o calor batendo na parede oposta interna. O calor deve ser suficiente para esquentar a faca até seu ponto não-magnético. E aí, é bom arrumar um ímã grande, de alto-falante, por exemplo, para testar o momento certo de retirar a faca e mergulhar no óleo.
Coloquei alguns tijolos refratários de churrasqueira para aumentar o isolamento térmico e evitar o contato da faca com a manta.

Como não tinha como medir a temperatura, foi tudo no olhômetro. Coloquei a faca dentro do forno e acendi o maçarico. Esperei a cor da faca chegar no vermelho vivo. Peguei ela com um alicate de pressão - e luvas - e coloquei o ímã em contato com a lâmina para ver se "pegava". Não pegou. Isso mostrava que a cor estava certa e que era hora de mergulhar no óleo!

Eu não tinha óleo de têmpera específico, mas aprendi que poderia usar várias opções, como óleo diesel queimado, água com sal, óleo vegetal. Cada aço tem suas próprias exigências. O aço W2 só é temperável em água. Daí o "W" (Water). Mas o 1070 pode ser temperado em óleo de soja. Assim o fiz. Coloquei cinco litros de óleo de soja num balde de aço velho que eu tinha. Algumas pessoas cortam um tubo de extintor de incêndio ou mesmo usam um tubo de PVC de 200mm. O importante é ter muito óleo, pois ele vai puxar o calor da faca. Se for pouco óleo, vai ficar muito quente e pode inflamar.

 Voltei com a faca para a forja para recuperar o calor perdido no teste do ímã. Quando chegou no ponto, retirei com o alicate de pressão e mergulhei no baldão de óleo. Um cheiro de batata frita impregnou o muquifo todo! Mergulhei a faca toda e fiz movimentos de vai e vem (pra frente e pra trás) para ajudar a resfriar. Quando a faca já estava morna - dava pra tocar com a mão - retirei e limpei o óleo com um pano. Era a hora de testar o endurecimento.

Coloquei a faca numa morsa de bancada e peguei uma lima de enxada. Passei a lima no fio, num ângulo de 30º, mais ou menos. A faca "cantou" e a lima não conseguiu "pegar" no aço. O som da faca bem temperada ao passar a lima é agudo e incômodo - um som fino de metal contra metal. Quando a têmpera não fica boa, a lima arranca aço, lima mesmo! E o som é baixo e grave, de metal mole sendo arranhado. Caso a sua faca não "cante", repita o processo de têmpera, pois não deu certo.

Era a hora do revenimento. Usei um forno elétrico caseiro, desses de assar pão de queijo. O revenimento é pra aliviar as tensões do aço e diminuir a dureza excessiva, que faz o fio da faca lascar. Deixei a faca por uma hora, a 200ºC. Retirei e resfriei no ar. Repeti o processo mais uma vez. Sempre vigiando as cores do aço:
Procure o amarelo palha, esse que aparece com 440ºF (226ºC) na foto. No máximo, até o 500ºF. Nunca chegue no azul! Vai perder o serviço todo.
Obviamente, o termostato do forno elétrico não será tão preciso para mostrar 226ºC. Marque 200ºC no termostato e acompanhe a cor. O revenimento pode ser feito com maçarico também.

OK. Se você chegou até aqui, parabéns! É um grande leitor. E olha que estou resumindo um bocado!

No próximo post, vou colocar como fiz o acabamento, encabamento e as finalizações.

Abraço!







14 comentários:

  1. Parabéns amigo pelo texto didático e esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo você sabe me dizer se tem algum curso de cutelaria em Belo Horizonte .

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Não que eu saiba. Quem fez curso foi em São Paulo ou no sul.

      Excluir
    2. Atualizando: O cuteleiro Oceano Bizzaria (procurar no Facebook) minitra cursos. Abraço.

      Excluir
  3. boa noite, parabéns pelo trabalho, muito bom e de excelência.
    gostaria de saber se o oleo tem que está aquecido em alguma temperatura ?
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Normalmente, recomenda-se 60º C. Para conseguir isso, aqueça um bloco de aço na própria forja e coloque no óleo. Para medir a temperatura, eu uso um termômetro culinário, comprido, do tipo digital.
      Abs.

      Excluir
  4. Qual o procedimento pra se obter o óleo diesel queimado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Na verdade, eu quiz dizer óleo queimado, com óleo diaesel. É uma mistura de óleo mineral usado (de carro, de moto, etc.) com diesel. O diesel é pra ralear, afinar, o óleo mineral grosso.
      Muita gente usa essa mistura, eu não. Quando não tinha acesso ao óleo de têmpera, usava óleo de soja mesmo.
      Abraço.

      Excluir
  5. Boa noite meu amigo. No caso da tempera com óleo de soja pode ser olé usado ou so fuciona olé novo para o 1070 ? Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Qualquer um. Só que, se tiver muitos resíduos sólidos (carne, peixe, etc.) vai feder um bocado. kkkkk

      Excluir
  6. Bom dia a todos lendo esta mensagem

    Se você está passando por tempos difíceis ou pobreza
    Se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
    Se você precisa de dinheiro para começar um negócio ou para qualquer ocasião importante
    Então aconselho que você solicite o cartão master / ATM já instalado, com este cartão master / ATM você pode sacar até $ 5000 grátis todos os dias durante 6 meses, usei este cartão master / ATM e gostei muito e ser feliz. Ligue / envie uma mensagem de texto em +1 (985) 465-8370 para obter este cartão mestre / caixa eletrônico. Email immedaite thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Agradecer

    ResponderExcluir
  7. Você precisa de um empréstimo legítimo, honesto, respeitável e urgente? Sua busca por um empréstimo legítimo termina aqui hoje, pois estamos aqui para satisfazer suas necessidades financeiras. Se você tiver sido recusado um empréstimo por bancos ou instituições financeiras por qualquer motivo, não se preocupe mais sobre seus problemas financeiros, pois somos a solução para seu infortúnio financeiro. Fornecemos bilhões (moedas diferentes) em empréstimos comerciais para mais de 32.000 proprietários de empresas. Usamos nossa própria tecnologia de risco designada para fornecer o empréstimo comercial certo para que você possa crescer seu negócio. oferecemos empréstimos de todos os tipos com uma baixa taxa de juros e também com duração para reembolsar o empréstimo. Você tem um crédito ruim? Você precisa de dinheiro para pagar as contas? ou você acha que é necessário começar um novo negócio? Você tem um projeto inacabado devido ao financiamento insuficiente? Você precisa de dinheiro para investir em alguma especialidade que irá beneficiá-lo? ISLAMIC REFINANCING LOAN COMPANY
    objetivo é fornecer excelentes serviços financeiros profissionais e_mail: [islamicrefinancing@gmail.com]
    Whatsapp; +15716666386

    ResponderExcluir