terça-feira, 8 de março de 2016

Minha primeira faca: materiais, ferramentas e sequência - parte 1

Todo mundo já passou pela construção da sua primeira faca e todas aquelas dúvidas "miserentas": onde arrumo aço? Como vou cortar? Qual o desenho da faca? Que ferramentas vou usar? Qual é o passo a passo?
É tanta coisa, que muitas vezes a gente "trava nas quatro". Vou contar aqui como foi a minha "primeira vez", inclusive os erros que cometi. Todo o passo a passo, até chegar lá. Por isso, dividi em partes, pois foi uma verdadeira Odisseia!
Aviso: Sempre que possível, vou tentar dar os créditos às pessoas que me ajudaram. Se esquecer de alguém, me perdoe e me avise, que incluo nas postagens seguintes. E quem preferir não ser citado, por favor, me avise, que será removido.

Comecei errando (esse foi meu primeiro post no Fórum de Cutelaria Artesanal):

"Enfim, minha primeira faquinha. Li o fórum, peguei apostilas, etc. Usei apenas material que eu já tinha no meu muquifo. Nunca fiz uma faca antes, mas estou gostando do processo. Claro, optei pelo mais simples, pois sei que cometerei duzentos mil erros! O aço que eu tinha era uma chapinha da 430 (sei que não dá têmpera - hahaha!) e cortei com minha Dremel. Usei as limas reta, meia-cana (murça as duas) e lima-faca pequena. Agora vou partir pro fio e polimento, que revenir 430 é inútil também. Estou estudando o cabo e a bainha. Algo vai sair! É isso, só pra dar notícia."

A primeira orientação recebida do Yuri Alexandre:
"Ô Bittner, mas usar um aço que não dá têmpera? ::)
Tanta mola de Kombi dando sopa por aí? doida prá levar um "esquenta".
De qualquer forma, o modelo parece interessante."

O que fiz errado: escolhi um aço que não dava têmpera - o inox 430. Se tivesse usado o 420, não teria esse problema.
O que fiz certo: escolhi um modelo de faca simples e elegante, fácil de fazer, mas bem legal.

 1º passo: escolha um modelo de faca. Desenhe no papel e recorte um molde de papelão grosso, como visto na foto - o molde deve ser rígido;
2º passo: ache um aço temperável, mesmo que reciclado, como é o caso das molas de Kombi (5160), discos de arado, serra fita, facão Tramontina, etc. Num próximo post, vou informar algumas fontes de aço temperável. Se o aço for reciclado, lembre de recozer, ou vai ficar duro demais pra trabalhar com ferramentas simples. Tem um post sobre isso aqui;
3º Arrume as ferramentas que vai usar. Ponha tudo perto de você, organizado, num local onde possa trabalhar em paz;
4º Arrume EPI - Equipamento de Proteção Individual. Eu tinha na época: luvas de raspa, óculos, avental de raspa, máscara contra pó (de papel, azul, com filtro) e protetor de ouvidos;
5º Coloque o molde no aço, desenhe com o marcador e marque o local dos furos;
6º Recorte o aço, o mais próximo possível do molde;
7º Lime as rebarbas, pra ficar certinho;
8º Faça os furos.
Finalizando essa parte: Eu usei a Dremel para cortar, mas uma esmerilhadeira angular com disco de corte fino (inox) seria melhor. Se não tiver nada disso, use uma serra de metal. Existem outras maneiras de cortar, procure no Youtube que acha de monte!

Na próxima parte, vou mostrar como desbastei a lâmina.





4 comentários:

  1. Minha primeira faca foi uma amok do jogo Point Black fiz ela com um facão de fusca q ganhei de um amigo q tem uma oficina, olhando o ela no jogo desenhei no papel de depois no aço fiz algumas mudanças pra encaixar no aço q eu tinha, não fiz tempra, cortei ela toda a mão com serra de cortar ferro para não destemperar o aço (ASHUAHSUAHSU) no cabo usei um pé de uma cadeira q tinha quebrado o desbaste fiz todo com lima para não destemperar também (ASHAUSHAUAHSUAHSU²) ai hoje tenho ela não vendo por nada apesar de não ter temperado ela o fio é ótimo uso ela para acampar, lasco lenha, corto galhos e no fim do dia so passar na chaira q fica com o fio tirando pelo, bem buta mal acabada com o cabo meio quadrado mas não vendo foi minha primeira e vai ficar comigo 😀.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkk! Isso mesmo, a primeira faca a gente nunca esquece!

    ResponderExcluir
  3. estou fazendo minha primeira faca.. uma replica de uma faca feita a partir de uma lima, feito pelo ricardo vilar. estou tendo uma duvida com relacao ao gabarito de desbaste da lamina... como faço para obter o mesmo tamanho de ambos os lados?

    ResponderExcluir
  4. boa noite alguém aqui pode me ajudar num projeto de uma lixadeira ???

    ResponderExcluir